5.
Normas para submissão de resumos expandidos
Podem
submeter trabalhos alunos de pós-graduação e graduação, professores do ensino
superior, professores da educação básica e demais profissionais da educação e
áreas afins.
Serão
considerados pelo Comitê Científico aqueles trabalhos (Comunicações Orais) que
atenderem as normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições
gerais:
5.1 Cada
inscrito poderá submeter no máximo 03 (três) trabalhos (Comunicação Oral),
sendo: 01 (um) como autor(a) principal; 02 (dois) em coautoria/orientação
5.2
Estamos considerando orientadores como Coautor. Nessa condição, pagará taxa de
inscrição com direito a 02 (duas) publicações, conforme normais gerais do
evento. Cabe ao professor-orientador definir com seus alunos aqueles trabalhos
em que assinará como coautor.
5.3
O orientador ao atingir o limite de 02 (duas) publicações em coautoria, poderá indicar
(caso queira) seu nome em nota de rodapé em trabalhos de seus outros orientandos.
5.4
Cada trabalho poderá ter até 03 autores (incluindo autor, coautores/orientador),
mas todos devem fazer sua inscrição e pagar individualmente.
5.5 No caso de aluno de graduação que fizer
submissão de trabalho, é obrigatório vir
indicado o nome de um professor orientador do curso de graduação como coautor.
5.6 Não será possível fazer correções ou
modificações no texto após o envio do trabalho
5.7. A submissão só será validada e encaminhada
para avaliação mediante a compensação do pagamento.
5.8 O conteúdo dos
trabalhos apresentados é de exclusiva responsabilidade dos autores.
6. Formatação dos resumos expandidos
6.1
A submissão da Comunicação Oral será
realizada por meio de um Resumo Expandido,
que poderá ser submetido e apresentado em português.
6.2 As Comunicações Orais
devem ser resultados de estudos e pesquisas
realizados no âmbito das instituições escolares e/ou não escolares, redes e
sistemas de ensino da educação básica; resultados de estudos e pesquisas
realizados no âmbito das instituições de educação superior e demais
instituições formativas.
6.3 Todas as Comunicações
Orais devem ser enviadas em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior,
com as seguintes diretrizes:
Papel A4 (29,7cm x 21 cm)
Margens superior, inferior, esquerda e
direita de 2,5 cm
Fonte Times New Roman tamanho 12
Espaço entrelinhas de 1,5
Alinhamento justificado
As páginas não devem ser numeradas
6.4 O título do trabalho
deve estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado. Os
nomes dos autores(as) serão incluídos logo abaixo do título do trabalho,
alinhados à esquerda e acompanhados pela identificação da instituição e pelo
endereço eletrônico dos autores/autoras e identificação do GT.
6.5 O
resumo ampliado deverá conter, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco)
laudas, incluindo Título, Identificação dos autores, Texto,
Tabelas, Figuras e Referências.
7. Orientação
para apresentação do resumo expandido
O resumo expandido deverá conter as seguintes seções:
7.1 A seção resumo deverá
consistir em um único parágrafo, apresentando o tema central da
pesquisa, o objetivo geral do estudo, principais
procedimentos metodológicos, apresentação sintética do referencial teórico
utilizado para a análise dos dados e apresentação dos principais resultados e
as considerações do trabalho. Ele deve ser escrito em fonte TIMES NEW ROMAN,
tamanho 12, justificado e espaçamento simples entre linhas. Deve conter entre
150 a 250 palavras. O resumo será seguido da
expressão “Palavras-chave” e, na mesma linha serão incluídas no mínimo três e
no máximo cinco expressões em português, relacionadas ao tema do trabalho,
separadas por ponto.
7.2 A seção Introdução deverá
conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do
problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura.
7.3 A seção Metodologia deve ser
concisa e suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos
utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou
análises empregadas.
7.4 A seção Resultados e Discussão
devem conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em
forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e
comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua
relevância, vantagens e possíveis limitações. As citações no texto
devem seguir as normas de ABNT
7.5 Ao fazer Tabelas e/ou Figuras
(fotografias, gráficos, desenhos) devem ser apresentadas com qualidade, de modo
que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com
algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas
Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a
apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
7.6 A seção Conclusões deve ser
elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.
7.7 Na seção Referências serão
listados apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas
vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
8. Normas para envio dos resumos
expandidos (arquivos) por e-mail
8.1
Antes de submeter um resumo, inscreva-se no evento e efetue o pagamento. Em
seguida, envie seu Resumo Expandido, salvo em
Documento Word, para o Endereço eletrônico (E-mail) do Grupo de Trabalho – GT:
GT 1.
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO g1simposeduc@gmail.com
GT 2.
FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE g2simposeduc@gmail.com
GT 3.
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO g3simposeduc@gmail.com
GT 4.
EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO g4simposeduc@gmail.com
GT 5.
LITERATURA INFANTO-JUVENIL g5simposeduc@gmail.com
GT 6.
TRABALHO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS g6simposeduc@gmail.com
GT 7.
EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO HUMANA g7simposeduc@gmail.com
GT 8:
EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE g8simposeduc@gmail.com
8.2
Cabem aos autores decidirem, antes do envio, a ordem dos nomes de
seus trabalhos. Não serão aceitos pedidos de modificação após a inscrição no
site. No V SIMPOSEDUC, independente da ordem dos nomes dos autores, todos são
considerados AUTORES.
8.3
A avaliação dos RESUMOS será realizada pelo Comitê Científico do V SIMPOSEDUC.
Os autores receberão, por e-mail, o resultado da avaliação, conforme cronograma
das chamadas do evento.
Caso o trabalho tenha de dois a três autores, apenas um autor deverá enviar o resumo expandido por e-mail.
9. Normas para envio de
Trabalho Completo
9.1 Caso haja interesse, o autor poderá
enviar o trabalho completo (referente ao Resumo Ampliado)
em forma de artigo para publicação nos Anais do Simpósio.
9.2 O trabalho completo só deverá ser enviado
após o recebimento da carta de aceite de aprovação do resumo. Não serão
aceitos, seja qual for o motivo, pedidos de troca ou modificação de trabalhos
enviados. O autor deve verificar todas as informações antes do envio do
trabalho.
9.3
O trabalho deverá ter a forma de artigo, com mínimo de 08 e máximo de 15
páginas, incluindo as referências. Segue as mesmas Normas de Formatação do
Resumo Expandido.
9.4 O autor deverá enviar o trabalho completo (arquivo Word) para o LINK do GT que aprovou o resumo, até 26.11.2017
10. Critérios de avaliação dos trabalhos pelo comitê científico
10.1
O parecer do Comitê Científico é conclusivo e não estará sujeito à revisão ou
recurso. Reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e a observância
das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. Os
trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical e atender às
normas da ABNT.
Critérios
de avaliação:
• Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
• Relevância e contribuição do objeto de estudo
• Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
• Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
• Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
• Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
• Relevância e contribuição do objeto de estudo
• Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
• Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
• Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário